Solução de produtividade para o trabalho noturno: dois planos de trabalho para garantir a produtividade



Hoje em dia, há várias operações produtivas que necessitam trabalhar 24 horas por dia durante 7 dias na semana. Assim, surge a necessidade de manter 3 turnos de trabalho nas indústrias: um turno diário, um turno da tarde e um turno noturno. Porém, o trabalho noturno traz algumas consequências negativas para a saúde e segurança de trabalhadores, bem como para a própria empresa que precisa lidar com esses impactos negativos. Para resolver o problema de falta de adaptação de trabalhadores ao turno noturno há as seguintes recomendações:
  1. de preferência, escale para o trabalho apenas os trabalhadores que desejam trabalhar no turno noturno;
  2. ofereça uma refeição quente para os trabalhadores do turno noturno;
  3. o turno noturno nunca deve ser adotado continuamente, pois, ao longo do tempo, trabalhadores irão apresentar queixas;
  4. trabalhadores conhecidamente com problemas intestinais, de estômago e de sono, não devem trabalhar nos turnos noturnos;
  5. trabalhadores devem ter entre 25 e 50 anos.
Sugerimos dois tipos de planos de turnos para melhorar a produtividade no trabalho em turno. Eles evitam que o trabalhador sofra do isolamento social causado pelo trabalho noturno, bem como de outros problemas de saúde, como problemas cardíacos, intestinais, estomacais e nervosos. Trata-se das chamadas rotas metropolitana e continental.

Rota Metropolitana

Um trabalhador que está na rota metropolitana, em um ciclo de 8 dias, irá participar dos turnos diário, da tarde e noturno. Serão necessários 4 equipes de trabalho. Os trabalhador irá trabalhar dois dias no turno diário, dois dias no turno da tarde 2 dias no turno noturno. Depois, irá descansar por dois dias seguidos, totalizando uma jornada de 48 horas. Assim, a rota metropolitana é denominada 2-2-2. Ou seja, trabalha-se dois dias em cada turno. Isso proporciona variabilidade e também um período de 2 dias de descanso para o trabalhador.

Rota Continental

Um trabalhador que está na rota continental, em um ciclo de 4 semanas, irá participar dos turnos diário, da tarde e noturno. Serão necessários 4 equipes de trabalho. Os trabalhador irá trabalhar três dias no turno diário, dois dias no turno da tarde 2 dias no turno noturno. Depois, irá descansar por dois dias seguidos, totalizando uma jornada de 56 horas. Assim, a rota continental é denominada 3-2-2. Ou seja, trabalha-se três dias em um turno, dois dias em outro turno e dois dias em um terceiro turno. Isso proporciona variabilidade e também um período de 2 dias de descanso para o trabalhador.

Para saber mais acesse:





Nenhum comentário:

Postar um comentário