O custo segurado é mais fácil de medir. É aquele decorrente do pagamento do Seguro Acidente do Trabalho, que incide sobre a folha de pagamento dos trabalhadores segurados pela Previdência Social. Também, faz parte do custo segurado, o valor pago a Seguradoras para cobrir determinados riscos, como Seguro de Incêndio, Seguro de Responsabilidade Civil, Seguro de Transportes e Seguro de Engenharia.
O custo não segurado é mais difícil de medir. É aquele decorrente das despesas, por parte da empresa, com o salário do trabalhador afastado por até 15 dias, horas extras para ajustar a produção devido à queda com o acidente, salário hora de empregados e supervisores que ajudaram o trabalhador acidentado, despesas assistenciais e médicas não cobertas pelos seguros, queda de produtividade, seleção e preparo de funcionários para substituir trabalhador acidentado, entre outras.
Abaixo, apresentamos um quadro com a composição dos custos, baseado em pesquisa da Fundacentro (1982).
CT = C’S + C’’S + C’N + C’’N + C’’’N
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Variável
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Significado
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CT
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Custo total de acidentes do trabalho. Representa a soma dos custos com seguros de acidentes do trabalho e custos não segurados
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C’S
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Custo do Seguro de Acidentes do Trabalho. É o valor pago à Previdência Social que incide sobre a folha de salários e conforme o grau de risco da empresa.
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C’’S
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Custo de outros seguros de acidentes. É o valor pago às seguradoras como: seguro incêndio, seguro transporte, seguro de responsabilidade civil e seguro de riscos de engenharia.
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C’N
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Custo não segurado dos acidentes com afastamento. Custo do salário do acidentado durante os dias de afastamento (até 15 dias)
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C’’N
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Custo não segurado dos acidentes com danos à propriedade. Despesas com reparos ou substituições de máquinas, equipamentos ou materiais avariados
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C’’’N
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Outros custos não segurados. Despesas com serviços assistenciais não segurados; assistência médica de emergência não segurada; transporte dos acidentados; pagamentos de horas extras em decorrência dos acidentes; despesas jurídicas; complementações salariais aos empregados acidentados; prejuízos decorrentes da queda de produção; prejuízos decorrentes do baixo rendimento dos acidentados no regresso ao trabalho; horas gastas pelos empregados para socorrer ao acidentado; horas gastas para realizar a investigação do acidente
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Para auxiliar na compilação das informações sobre custo de acidentes, disponibilizamos uma ficha para a coleta das informações sobre custos. Ela deve fazer parte das atividades dos profissionais de segurança do trabalho para obter indicadores de custos. Clique aqui para fazer o download.
Além da ficha para compilar os dados sobre custos, é necessário que, quando um acidente for reportado, as informações referentes às lesões corporais e danos à propriedade fiquem especificadas. Assim, disponibilizamos também um modelo de ficha de comunicação de acidentes. Clique aqui para fazer o download.
Além da ficha para compilar os dados sobre custos, é necessário que, quando um acidente for reportado, as informações referentes às lesões corporais e danos à propriedade fiquem especificadas. Assim, disponibilizamos também um modelo de ficha de comunicação de acidentes. Clique aqui para fazer o download.
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