Como investigar um acidente do trabalho? Parte I


Acidentes e incidentes nos locais de trabalho são eventos que todos naturalmente desejam evitar. Porém, mesmo com programas de prevenção de riscos ambientais, procedimentos de trabalho, permissões de trabalho, ordens de serviço, equipamentos de proteção individual, equipamentos de proteção coletiva, sinalização, diálogos diários de segurança, dispositivos de segurança em máquinas e equipamentos, entre outras ações, os acidentes e incidentes sempre ocorrerão. O que ocorre é que, às vezes, o risco só será identificado após a ocorrência de uma acidente. Isso por que existem causas de acidentes que passam desapercebidas pelas melhores análises de riscos. Assim, após a ocorrência de um acidente do trabalho, é preciso que a organização aprenda algumas lições.

Para conduzir os trabalhos de investigação de acidentes faz-se necessário a coleta de dados sobre o acidente. Assim, disponibilizamos um formulário para lhe ajudar na coleta de dados e investigação de acidentes. Clique aqui para fazer o download.

Nenhum comentário:

Postar um comentário