Por que inve$tir em segurança do trabalho?



A pergunta do título dessa postagem merece um destaque na palavra investir. Observe que ela foi escrita propositalmente no lugar da palavra gastar. Por que?

Entendemos que as atividades relacionadas à segurança e medicina do trabalho podem ser vistas como um investimento para as empresas. O termo investir carrega a ideia de aplicar dinheiro em um empreendimento para obter mais dinheiro. E como investir em segurança e medicina do trabalho produz dinheiro para a empresa?

Podemos medir o retorno do investimento da  maneira direta e inversa. Vamos explicar primeiro a maneira inversa.

Você já pensou em ganhar R$ 73,4 milhões através de medidas de segurança do trabalho? Bem, com esse valor a empresa do setor de frigoríricos, JBS, foi ajuizada em ação do Ministério Público do Trabalho (MPT) do Paraná (http://exame.abril.com.br/negocios/noticias/mpt-pede-multa-de-r-73-4-milhoes-a-jbs-por-irregularidades-em-frigorifico-do-pr). Entre as irregularidades estavam o desrespeito às jornadas de trabalho, intervalos e descansos semanais. Também, foi identificado ruído excessivo e máquinas com risco à segurança e saúde dos trabalhadores.

A forma direta de retorno do investimento em segurança e medicina do trabalho é vista principalmente pelo aumento da produtividade. Imagine uma equipe que produz 40 cadeiras/mês sem defeitos. Que tal se a equipe produzisse 60 cadeiras/mês sem defeitos? Isso é possível com o aumento da produtividade. Para um trabalho mais produtivo é preciso haver a engenharia do trabalho, um projeto de instalações adequado e atividades de programação e controle funcionando. Dentro da engenharia do trabalho, encontram-se as melhorias nas condições de segurança e saúde nos ambientes de trabalho. E o retorno de tais melhorias irá impactar na produtividade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário